sexta-feira, 5 de junho de 2009

>> Transporte no xilema

Quando a água e os seus minerais atingem os vasos xilémicos, são transportados até às folhas.
Para explicar este movimento surgiram duas teorias:
A - Hipótese da pressão radicular;

B - Hipótese da tensão-adesão-coesão;


A - Hipótese da pressão radicular
Agumas plantas, como por exemplo no tomateiro, cortando o caule junto ao solo, verifica-se a libertação de água e sais minerais - exsudação - na região seccionada.
Adaptando um tubo manométrico na porção enraizada da planta, verifica-se uma pressão radicular que pode ser media com um manómetro. A pressão é condicionada pelo transporte activo de iões que são lançados no interior dos vasos xilémicos, resultando daí uma concentração mais elevada de iões no interior da raiz em relação à água do solo. Estabelece-se assim uma diferença de pressão asmótica que força a entrada de água na raiz e a ascensão da mesma nos vasos xilémicos.
A pressão radicular não é suficiente para forçar a água a ascender até grandes alturas. No entanto, é um importante mecanismo auxiliar na condução de água no xilema, embora nem todas as plantas desenvolvam pressão de raiz.

B - Hipótese da tensão-adesão-coesão
As plantas absorvem grandes quantidades de água através da raiz, mas também perdem muita água através da transpiração que ocorre ao nível das folhas devido à abertura dos estomas. Os estomas abrem por diversos factores sendo um deles o calor, assim sendo as quantidades de água perdida pela planta ao longo do dia variam. A transpiração e a absorção estão intimamente ligadas, assim sendo, quando ocorre transpiração:

- As células do mesofilo perdem água, ficando sobre tensão;
- Esta tensão faz com que a água do xilema passe para o mesófilo;
- Gera-se uma tensão aolongo do xilema e a água vai subindo devido às suas propriedades de coesão (forças que permitem às moléculas de água manterem-se unidas umas às outras por pontes de hidrogénio)e adesão (capacidade que as moléculas de água possuem que lhes permite aderirem a outras substâncias, nomeadamente, à parede do xilema).
- A tensão chega até ao xilema da raiz;
- A água que se encontra na raiz passa para o xilema, ficando esta sobre tensão;
- A tensão que se gera na raiz faz com que esta absorva água
Este conjunto de acontecimentos ocorre de forma cíclica.